O Dono do Tempo

Um pouco sobre O Dono do Tempo, o próximo livro da autora nacional Renata Ventura, autora de A Arma Escarlate e A Comissão Chapeleira.

Os primeiros livros e o inicio da saga

A Arma Escarlate foi lançado no final de 2011 pela editora Novo Século, sob o selo Novos Talentos da Literatura Brasileira, tornando-se um sucesso na bienal ao esgotar todas as suas cópias e ganhou uma segunda edição já com o selo principal da editora, sendo considerado por muitos como o “Harry Potter brasileiro”. Em 2014 o segundo livro foi lançado, A Comissão Chapeleira, que ganhou o título de Melhor Livro Nacional do Ano pelo Prêmio Juventude Literária 2014.

O primeiro livro da série, A Arma Escarlate, traz a história de um garoto de 13 anos que no meio de um tiroteio em uma favela do Rio de Janeiro descobre que é bruxo e vai estudar na escola Nossa Senhora do Korkovado no Rio de Janeiro.

Já em A Comissão Chapeleira, todas as consequências dos atos de Hugo em seu primeiro ano no mundo Bruxo são relatadas, além de trazer algo que vai ser importante para a saga: conhecemos mais uma escola de magia no brasil, a escola do nordeste.

Um dos pontos altos da saga é como trabalha-se com os regionalismos, o folclore, a cultura e como ela trata as diferenças de cada local do Brasil.

O Dono do Tempo

O Dono do Tempo - Parte 1

Chegamos ao terceiro ano de Hugo na Korkovado, depois dos acontecimentos do último ano nada mais está como antes e, talvez, nunca ficará. Agora Hugo conhecerá a escola do norte e precisará conhecer a fundo a floresta amazônica.

Depois de todos os acontecimentos dos livros anteriores, eu particularmente sentia que estava blindado para tudo o que pudesse acontecer. Eu não estava. Nada poderia ter me preparado para o que esse livro trouxe. Mas toda a jornada era necessária e maravilhosamente tensa.

A escola que é apresentada aqui, no norte, é incrível de tantas formas diferentes, que dá vontade de conhecer e passar os dias aprendendo e conhecendo todo o possível sobre ela, é completamente encantadora. A floresta amazônica é permeada e repleta de seres folclóricos, característica que já faz parte da saga de livros, mas que aqui traz mais urgência e tensão a série.

Minhas considerações

Acredito que esse livro seja um dos mais importantes e corajosos que eu já li. A quantidade de coisas de extrema importância contidas aqui me fazem afirmar que todas as pessoas deveriam lé-lo, mesmo as pessoas que nunca leram os dois primeiros, deveriam ler O Dono do Tempo.

Renata Ventura tem uma capacidade incrível de contar histórias, de nos levar a mundos mágicos dentro do nosso próprio país. Ela nos conta sobre as criaturas fantásticas que estão aqui entre nós. Sobre as pessoas, a cultura, o folclore. Ainda mais quando se trata de mostrar para nós um pouco mais de nós mesmos.

Hugo, desde o principio, se mostra um personagem imperfeito, nunca definido como um herói, ele é humano, comete erros, sente medo, sente remorso, se sente fraco, incapaz, e o principal, ele aprende. Talvez esse seja um dos maiores trunfos dessa saga. Seus personagens são reais, palpáveis, você pode conhecer várias pessoas parecidas com eles, você pode ser um deles. A magia é um extra no mundo que a gente já conhece. As lendas estão vivas. Mas o fator humano, os problemas que qualquer um de nós podemos sofrer, talvez precise de mais do que apenas magia, como poderíamos imaginar.

Veredito

O Dono do Tempo é o meu livro favorito dessa saga. E depois de terminá-lo tudo o que eu quero é poder ler o próximo livro e o próximo, para saber tudo o que esse universo ainda me reserva. É um livro que considero essencial e indico para todas as pessoas.

Além das lendas nesse livro você conhecerá um pouco mais da amazônia, de um modo que dá vontade de pesquisar mais e mais, conhecer ainda mais sobre a cultura do norte. Além de toda a magia e a mística do local.

Sinopses dos primeiros livros

A Arma Escarlate

O ano é 1997. Em meio a um intenso tiroteio, durante uma das épocas mais sangrentas da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, um menino de 13 anos descobre que é bruxo. Jurado de morte pelos chefes do tráfico, Hugo foge com apenas um objetivo em mente: aprender magia o suficiente para voltar e enfrentar o bandido que ameaça sua família. Neste processo de aprendizado, no entanto, ele pode acabar por descobrir o quanto de bandido há dentro dele mesmo.

A Comissão Chapeleira

Atormentado pelos crimes que cometeu em seu primeiro ano como bruxo, tudo que Hugo mais queria naquele início de 1998 era paz de espírito, para que pudesse ao menos tentar ser uma pessoa melhor. Porém, sua paz é interrompida quando uma comissão truculenta do governo invade o Rio de Janeiro, ameaçando uniformizar todo o comportamento, calar toda a dissensão, e Hugo não é o único com segredos a esconder. Para combater um inimigo inteligente e sedutor como o temido Alto Comissário, no entanto, será necessário muito mais do que apenas magia. Será preciso caráter. Mas o medo paralisa, o poder fascina, e entre lutar por seus amigos ou lutar por si próprio, Hugo terá de enfrentar uma batalha muito maior do que imaginava. Uma batalha com sua própria consciência.

Links

Site Renata Ventura
Comprar livro A Arma Escarlate
Comprar livro A Comissão Chapeleira
Renata Ventura no Facebook
A Arma Escarlate no Facebook
A Comissão Chapeleira no Facebook
O Dono do Tempo no Facebook
Fã clube no Facebook
Instagram da Renata Ventura
Twitter da Renata Ventura

1 thought on “O Dono do Tempo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *